PERIODONTIA

A Periodontia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a especialidade odontológica que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, as mais freqüentes são as gengivites e periodontites e tratam-se de inflamações causadas por placa bacteriana (tártaro).

Gengivite é uma inflamação da gengiva marginal, consiste de vermelhidão e edema da margem gengival livre. A periodontite é uma inflamação que vai além da gengiva alcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamento periodontal e o cemento radicular formando a bolsa periodontal; ou seja um espaço entre a gengiva e o dente maiores que 3 milímetros de profundidade, e acarretando em perda óssea.

A consequência da periodontite, quando deixada sem tratamento, pode ser a perda do elemento dental, mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, modificação na estética do sorriso, e várias conseqüências com relação à oclusão.

O tratamento consiste na remoção da causa da inflamação, o tártaro, atráves de raspagem da superfície radicular, com ou sem intervenção cirúrgica e posterior adequação do periodonto de modo a evitar novo acúmulo de tártaro e facilitar sua remoção.

A estética periodontal consiste em intervenções cirúrgicas e clínicas que visam a melhora e a harmonia do sorriso. Manchas escuras na gengivas, geralmente pigmentos de melanina podem se removidos com um "peeling" gengival. Raízes expostas que deixam os dentes alongados podem ser recobertos com procedimentos cirúrgicos.Nos casos de dentes encurtados, podemos fazer uma gengivoplastia aumentando assim o comprimento do dente, melhorando o conjunto estético do sorriso.

Endereço: Rua Ilansa, 185 - Vila Prudente - São Paulo - SP - Telefones: (11) 2063-0496 / 2614-5984

 Responsáveis Técnicos: Dr. Helvio Cezar Abud Filho - CRO SP: 76711 | Dra. Andréia Gomes Schroeder Sguillar - CRO SP: 87927

  • Facebook Social Icon