DENTÍSTICA

A Odontologia Estética deixou de ser vista apenas como uma questão de vaidade para se tornar um assunto realmente de saúde. Como profissionais da saúde, os dentistas da Phile Odontologia se preocupam não apenas com as questões biológicas e funcionais da boca, mas também com a saúde psicológica e mental de seus pacientes.

Hoje em dia está bastante claro que aspectos emocionais podem afetar diretamente a saúde de um indivíduo, se manifestando muitas vezes de forma bastante perceptível. A estética do sorriso contribui de forma bastante intensa para a auto-estima das pessoas. Um sorriso bonito e harmônico torna as pessoas mais confiantes, alegres e seguras, o que influencia diretamente no seu modo de agir e se comportar.

 

A auto-confiança é essencial para o bom desenvolvimento profissional e convívio social. Isso é válido para todos os estágios de desenvolvimento humano. Crianças com sorrisos esteticamente desagradáveis podem sofrer psicologicamente ao serem apelidadas com nomes que indicam tais problemas bucais. Isso é muito comum, sendo relatadas em diversos estudos sobre “Bullying” e pode afetar de maneira irreversível o desenvolvimento psicológico de uma criança.

Nos casos dos adultos, isso interfere principalmente no desenvolvimento profissional. Pessoas mais confiantes arriscam mais e conseguem se sobressair de maneira mais ágil. Principalmente quando o profissional interage diretamente com o público.
Já nos casos dos idosos, os sorrisos bonitos rejuvenescem a aparência das pessoas. Da mesma forma, os tornam pessoas mais confiantes, mais sociáveis, com melhor auto-estima, o que por conseqüência os tornam pessoas mais saudáveis, menos susceptíveis à doenças e com mais vontade de viver.
No entanto, deve-se deixar claro que a estética não deve se sobressair às questões biológicas e funcionais do sistema mastigatório. Eles devem ser balanceados e cada caso deve ser avaliado de forma particular.
As principais técnicas envolvidas nessa especialidade são o clareamento dental, uso de facetas e próteses dentárias, restaurações que visam a alteração do formato e cor dos dentes e harmonização do sorriso através de técnicas e estudos específicos.

Clareamento a Laser
A técnica de clareamento a laser é mais utilizada em pacientes que necessitam de um clareamento mais rápido. Nesta técnica um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio na concentração de 35 a 40% é aplicado pelo dentista, sobre a superfície externa do dente e ativado por um tipo de laser de baixa intensidade, liberando moléculas de oxigênio e assim promovendo o clareamento. É feita em 2 a 3 sessões de clareamento a laser no máximo 1 hora, com intevalo de uma semana cada sessão.Em alguns casos quando o dente está muito escurecido por problemas endodônticos antigos, o resultado do clareamento não é satisfatório sendo melhor indicado, outro tipo de tratamento restaurador estético;a faceta. Os dentes com coloração irregular azulada ou que apresentam listas cinza escuras, causadas pelo efeito das tetraciclinas, são mais difíceis de serem clareados. Porém nos dentes com coloração uniforme amarelada, amarronzada clara ou escura o resultado do clareamento é excelente.



Clareamento Misto
O clareamento caseiro exige disciplina do paciente, é o resultado é mais demorado. Nesta técnica o paciente leva para casa uma moldeira feita silicone e utiliza um gel a base de peróxido de carbamida. É por meio desta moldeira que o gel ficará em contato com o dente para que libere oxigênio é quebre os pigmento que causam as manchas. O procedimento deve ser repetido todos os dia. O tempo vai depender do grau de manchamento que o dente tem. Os resultados começam a aparece, entre sete são dez dias. Dentes com pouco manchamento, uma a três semanas são suficientes, porém dentes com manchamentos severos podem levar uns meses para clarear.
Durante as duas técnicas é necessário que o paciente tenha alguns cuidados em relação a ingestão de alimentos e bebidas . É necessário evitar alimentos com corantes ou de cores fortes, porque o processo de oxigenação promove desmineralização do esmalte; este fica poroso, apresentando-se como uma esponja, propenso a absorver pigmentos de alimentos e do cigarro. Pór isso é impostante que o cirurgião dentista acompanhe o clareamento para que assim que finalizar e chegar a cor ideal é necessário um polimento final e utilização de flúor para diminuir a porosidade do esmalte.
Muitas vezes é necessário fazer a técnica mista, em que você faz as sessões de laser e complementa com o clareamento caseiro. Tendo assim um resultado rápido e mais duradouro.

Todos os profissionais da DentCorp estão aptos a realizarem procedimentos estéticos com segurança e qualidade, sempre buscando, em todos os procedimentos a serem realizados, a harmonia entre a estética e a funcionalidade.

Endereço: Rua Ilansa, 185 - Vila Prudente - São Paulo - SP - Telefones: (11) 2063-0496 / 2614-5984

 Responsáveis Técnicos: Dr. Helvio Cezar Abud Filho - CRO SP: 76711 | Dra. Andréia Gomes Schroeder Sguillar - CRO SP: 87927

  • Facebook Social Icon