LENTES DE CONTATO DENTAL

O que é uma Lente de Contato Dental?
A Lente de Contato Dental é uma lâmina ultra-fina de porcelana ou cerâmica que é aplicada sobre os dentes, com uma espessura de aproximadamente 0,3mm. Por ser muito fina, a prótese dental recebeu esse nome em comparação às lentes de contato oculares.
São utilizadas para fazer melhorias na estética dental, correções de forma, pequenas alterações de cor, além de reforçar pontos vulneráveis sem causar grande desgaste nos dentes.
Hoje, a Lente de Contato Dental é considerada uma das principais técnicas de estética dental pois atinge ótimos resultados de forma pouco invasiva.


Vantagens em utilizar a Lente de Contato Dental.
Além das vantagens corretivas, há diversos outros benefícios em se utilizar a técnica da Lente de Contato Dental, tais como:
•    Método pouco invasivo: Mínimo ou nenhum desgaste dental.
•    Coloração: Estabilidade de cor, devido às propriedades da porcelana.
•    Durabilidade: as Lentes de Contato Dentais podem durar até 30 anos.
 
Quando uma Lente de Contato Dental é indicada?
A Lente de Contato Dental é indicada nos casos onde se pretende fazer uma modificação estética dental, em outras palavras: melhorar o sorriso.
Associado à plástica gengival, as Lentes de Contato Dentais também podem diminuir ou até eliminar o sorriso gengival, onde ao sorrir o paciente mostra muito a gengiva.


Possíveis modificações na estética dos dentes:
•    Tamanho: aumento da proporção dos dentes em caso de diastemas, ou seja, espaço entre os dentes.
•    Forma: correção de imperfeições como pequenas fraturas e alinhamento dos dentes.
•    Cor: correção de pequenas manchas ou cores levemente escurecidas nos dentes.
•    Volume: correção no volume dos dentes.
•    Textura: correção na textura dos dentes.
 
Para a utilização da Lente de Contato Dental, o paciente precisa ter:
•    Dentes saudáveis, em boas condições de saúde.
•    Dentes sem cáries.
•    Dentes sem grandes restaurações.
•    Dentes com boa coloração.

 

Antes e depois das Lentes de Contato Dental
No exemplo, o paciente possui diastema (excesso de espaço entre os dentes). Utilizando a técnica com Lentes de Contato Dentais, as lâminas ultrafinas de porcelana foram aplicadas sobre os dentes. Após o tratamento, a paciente alcançou uma estética dental harmônica e satisfatória.

Quando uma Lente de Contato Dental não é indicada?
A Lente de Contato Dental não é indicada para todos os casos. Dentre eles, estão:
• Dentes muito escurecidos: nesse caso, recomenda-se um clareamento dental.
• Dentes com grandes restaurações.
• Dentes muito volumosos.
• Pessoas que rangem os dentes.
• Pessoas que roem unhas.
• Pessoas que mordem objetos duros, como ponta de caneta, etc.

 


Nesses casos, as melhores opções de tratamento e estética odontológica são:
• Facetas de Porcelana.
• Coroas de Porcelana.
Os tratamentos estéticos utilizando Lente de Contato Dental, Faceta de Porcelana ou Coroa de Porcelana podem ser feitos no mesmo paciente, pois o resultado estético final é igual. O que define o tipo de tratamento estético a ser feito é a condição do dente que irá receber o tratamento. 


 
Manutenção de uma Lente de Contato Dental.
Realizar a manutenção de uma Lente de Contato Dental é muito simples, pois as porcelanas precisam apenas de escovação normal e regular, além da utilização de fio dental.
Lembre-se de manter sua frequência de visitas periódicas com o dentista para a limpeza dentária.
A higiene bucal é muito importante, por isso, é preciso cuidar adequadamente para evitar doenças, pois a Lente de Contato Dental não impede que os dentes estejam livres da invasão de bactérias.

 


Como é aplicada a Lente de Contato Dental.
O procedimento para aplicar a Lente de Contato Dental é simples e indolor. Normalmente, as lâminas de porcelana são inseridas em uma única sessão.
Antes da confecção das próteses, é feito um molde da arcada dentária para que as lâminas sejam confeccionadas. A DENTCORP  trabalha com as melhores empresas de prótese dental do Brasil para garantir o melhor resultado aos seus pacientes.

No início do procedimento para a aplicação das Lentes de Contato Dentais, o profissional odontológico aplica um ácido no dente do paciente, para que ele fique com a superfície porosa. Com isso, haverá uma boa fixação da lâmina. Logo depois, é aplicado um cimento dental adesivo e um composto químico de silício e hidrogênio, que colam as lâminas de porcelana nos dentes do paciente.


 
A Lente de Contato Dental enfraquece o dente?
Não, as Lentes de Contato Dentais recobrem os dentes sem interferir em sua resistência, e ainda fazem uma barreira contra as bactérias, protegendo a região recoberta pela porcelana.


 
Lente de Contato Dental, Faceta de Porcelana e Coroa de Porcelana são a mesma técnica?
Não. As Lentes de Contato Dentais, as Facetas de Porcelana e Coroas de Porcelana são feitas do mesmo material, o que confere um resultado estético final semelhante, desde que realizadas dentro de uma técnica precisa em um bom laboratório. A grande diferença entre as três técnicas, está na espessura da prótese e o método de aplicação.
O melhor é fazer o que é indicado em cada dente, dependendo da sua condição. Consulte um profissional de odontologia para orientação de qual técnica utilizar.


 
Tipos de Lente de Contato Dental, Faceta de Porcelana e Coroa de Porcelana.
A Lente de Contato Dental, as Facetas de Porcelana e as Coroas de Porcelana podem ser feitas em Cerômeros, Resinas e Porcelanas. Sendo que nas porcelanas, temos dois tipos de material:
• Feldspáticas.
• Dissilicato de Lítio. 
A DENTCORP trabalha apenas com as Lentes de Contato Dentais em porcelana do tipo Dissilicato de Lítio, pois esse material alia alta resistência, excelente estética e grande durabilidade.


 
Por que fazer seu tratamento com Lente de Contato Dental na DENTCORP 
A DENTCORP é uma clínica com foco exclusivo em estética dental com profissionais amplamente experientes, onde trabalhamos com equipamentos modernos, materiais descartáveis ou embalados hermeticamente e esterilizados individualmente para uso único.
 

Endereço: Rua Ilansa, 185 - Vila Prudente - São Paulo - SP - Telefones: (11) 2063-0496 / 2614-5984

 Responsáveis Técnicos: Dr. Helvio Cezar Abud Filho - CRO SP: 76711 | Dra. Andréia Gomes Schroeder Sguillar - CRO SP: 87927

  • Facebook Social Icon