DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Articulação têmporomandibular, mais conhecida pela abreviatura ATM, é uma pequena articulação localizada próxima ao ouvido, onde o crânio (osso temporal) forma a cavidade articular que se relaciona com a mandíbula permitindo a movimentação desta. Porém, estão separados pelo disco articular que é composto de fibrocartilagem. Todas as pessoas possuem duas ATMs que estão unidas por um osso único, a mandíbula, o que confere a ATM uma característica única dentre as articulações do corpo humano.

As desordens ou disfunções da articulação têmporomandibular, também conhecidas pela abreviação DTM é uma patologia multifatorial que apresenta diversos sintomas, principalmente:
Cefaléias (dor de cabeça), Otalgias (dor de ouvido), Trismos (limitação de abertura bucal), Estalidos e Creptações, Edema (inchaço) e Zumbido.

 

Todavia, para o adequado tratamento existe a necessidade, obviamente, de identificarmos o(s) fator(es) causal(is), pois será a causa que guiará o tratamento.

Quais são as causas das disfunções têmporoandibulares (DTM)?
Existem diversos fatores causais das DTM, por isso é considerada uma patologia multifatorial, o que exige, geralmente, um tratamento multidisciplinar.

Podemos considerar as causas mais comuns: fatores psicogênicos (ansiedade, stress, nervosismo, etc), microtraumas (má oclusão, bruxismo, apertamento dentário, etc), macrotraumas (quedas, acidentes, traumatismos faciais), fatores hereditários (atrite reumatoide, fibromialgia, artrose, etc).




Os tratamentos podem variar desde tratamento conservadores a cirúrgicos. Avalie o seu caso com um Ortopedista Funcional ou um Cirurgião Bucomaxilofacial.

Bruxismo ( adulto e infantil )

O Bruxismo é o hábito de encostar, apertar ou ranger os dentes. Então, quando alguém diz que não tem bruxismo e só aperta os dentes, na verdade apresenta um tipo de bruxismo, caracterizado por apertamento. A forma mais recente de se classificar o bruxismo é pelo período em que ele ocorre, se durante o sono ou quando estamos acordados (vigília).

O bruxismo do sono é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono. Neste tipo de bruxismo é mais comum o ranger de dentes, o que não ocorre durante toda a noite, e sim em alguns epsódios durante o sono, principalmente nas fases de sono mais leves.

O bruxismo em vigília é considerado um hábito parafuncional, como roer de unhas, morder objetos, apertamento dentário etc. Normalmente o paciente permanece por períodos longos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse ou até mesmo quando está concentrada lendo um livro, estudando, usando o computador ou assistindo TV. O bruxismo em vigília pode também aparecer como efeito colateral de algumas medicações, sobretudo medicações utilizadas no tratamento da ansiedade; mal de Parkinson e outros problemas motores.



Bruxismo Infantil

De causas variadas, o desgaste dentário existe em qualquer idade, sendo mais comum na dentição decídua (de leite), devido a uma necessidade normal do organismo de acomodar os dentes e músculos que passam por diversas mudanças neste período. Porém, a presença de um desgaste dentário excessivo ou dor, não é comum e os pais devem ficar atentos. Se perceber que a criança faz barulho com os dentes durante o sono, reclama de dores na face ou apresenta os dentes com muito desgaste, busque uma ajuda profissional, o ideal é ser avaliado por um especialista em DTM ou Odontopediatra.

Pesquisas revelam que crianças que apresentam bruxismo na infância, tem alguma das seguintes características: ansiedade, hiperatividade, alergias respiratórias. Em grande parte dos casos, o bruxismo infantil está relacionado com alguma alteração de rotina da criança. Os aspectos psicológicos tais como agressão reprimida, frustrações e problemas escolares podem gerar um aumento considerável da tensão e pode estar relacionado a dificuldades psicológicas da criança em assimilar e exteriorizar o problema.

Endereço: Rua Ilansa, 185 - Vila Prudente - São Paulo - SP - Telefones: (11) 2063-0496 / 2614-5984

 Responsáveis Técnicos: Dr. Helvio Cezar Abud Filho - CRO SP: 76711 | Dra. Andréia Gomes Schroeder Sguillar - CRO SP: 87927

  • Facebook Social Icon