CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL

O que é Cirurgia Bucomaxilofacial?

A Cirurgia Bucomaxilofacial ou mais corretamente, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, é uma especialidade odontológica, que trata cirurgicamente as doenças da boca, dentes, maxilares e estruturas faciais anexas, tais como: traumatismos (fraturas) e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), disfunções das articulações têmporomandibulares (DTM) e dores orofaciais, cistos e tumores benignos, infecções faciais e, deformidades dos maxilares e da mandíbula (prognatismo e micrognatismo).

O cirurgião bucomaxilofacial é um especialista cujo conhecimento é construído em cinco anos de formação odontológica e mais três anos de treinamento cirúrgico no sistema de residência hospitalar.

Dentes Inclusos ou Impactados

Um dente que falha em emergir ou ultrapassar totalmente o tecido gengival é denominado incluso.

Geralmente isso acontece com os terceiros molares, também chamados de dentes do siso, porque eles são os últimos dentes a se desenvolver e erupcionar. Problemas comuns estão associados aos dentes inclusos e impactados com edema (inchaço), dor e infecção da gengiva adjacente (periconorarite). Estes podem causar danos permanentes ao dente vizinho, à gengiva e ao tecido ósseo de suporte, e podem formar cistos ou tumores que podem destruir grandes porções da maxila ou mandíbula.

Raios-X regulares da boca podem frequentemente prever se os dentes do siso causarão problemas.

 

Prognatismo e Micrognatismo

Quando a maxila e/ou a mandíbula falham em crescer adequadamente, tanto dificuldades funcionais como psicológicas podem ocorrer. Funcionalmente, essa anormalidade pode interferir com a mastigação, deglutição, a fala (fonação), resultando em respiração bucal crônica e dor. Dificuldades psicológicas que podem acompanhar esse tipo de problema também são considerações importantes.

Algumas dessas deformidades dentofaciais podem envolver somente o mau posicionamento dentário e pode ser corrigida através de aparelhos ortodônticos somente. Problemas mais sérios podem requerer tratamento ortodôntico associado à cirurgia para movimentar a maxila e/ou a mandíbula para uma posição normal.

A cirurgia ortognática moverá tanto os dentes como a maxila e/ou mandíbula para uma posição nova, mais equilibrada, harmônica, funcional e saudável.


A correção dessas deformidades da mandíbula e maxila é realizada após a realização de exames, avaliação clínica e consulta com um ortodontista. Uma vez que a natureza exata da anomalia é determinada, a estratégia cirúrgica é planejada e o resultado pode ser razoavelmente previsto. A cirurgia pode ser realizada em um hospital ou centro cirúrgico ambulatorial, sob anestesia geral ou sedação com anestesia local dependendo da necessidade do caso.

Endereço: Rua Ilansa, 185 - Vila Prudente - São Paulo - SP - Telefones: (11) 2063-0496 / 2614-5984

 Responsáveis Técnicos: Dr. Helvio Cezar Abud Filho - CRO SP: 76711 | Dra. Andréia Gomes Schroeder Sguillar - CRO SP: 87927

  • Facebook Social Icon